quinta-feira, 7 de maio de 2009

Você acredita na violência?



Legitimamente falando, qual é a nossa real expressão? Violência ou amor? De que forma podemos tocar o próximo no fundo de seu espírito? Com amor ou com violência?

Enfim, palavras doces e gentis são capazes de tocar alguma estrutura além do ego? Palavras são palavras e, sejam elas doces ou ásperas, dificilmente elas nos tocam além do ego. É preciso termos percepção para vermos a intenção por detrás das palavras. O ser que lhe fala ou escreve por acaso é algum desalmado que só quer puxar o seu saco ou ofendê-lo gratuitamente, ou é alguém que está querendo realmente mecher com você, tirá-lo, nem que seja momentaneamente (pois isso basta),  do seu ponto de aglutinação? Entenda ponto de aglutinação por aquela situação em que você se sente confortável mas sem equilíbrio algum, já que qualquer situação-problema causa uma erupção no seu ser.

Mas, antente: a violência não está em quem ofende mas sim em quem responde à ofensa com violência! Sempre é uma questão de ponto de vista!


Somos violentos. Respondemos à violência com mais violência e, assim, reforçamo-as. Mas, por que? Herança genética? Carma? Auto-defesa? Ou simplesmente porque somos tão constantemente reprimidos que, quando abrimos a boca ou fazemos algo, sempre nos expressamos violentamente? São poucas as pessoas que conseguem manter um diálogo humano...são poucos que, ao conversar, escutam com a mesma dedicação com que falam e, ao falar, não defendem opinião pessoal alguma mas apenas colocam um ponto na discussão.


Não estou aqui defendendo nada! Se a violência é a forma legitima de expressão humana, não há nada o que fazer a não ser propor uma ciranda... então, você dança?

Um comentário:

Barba Negra disse...

"Eu caminho por um mundo de madeiras oscilantes, um inferno malcheiroso e recoberto de sal. No entanto, talvez não seja um mundo pior do que o seu, onde bispos percorrem capelas mortuárias incensando o mal; onde homens vis prosperam e o amor rasteja no breu".