terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Impossível


Impossível... essa palavra parece estar me perseguindo ultimamente. Andam inclusive dizendo por aí que é impossível sequer aproximar-se da verdade! O que me parece óbvio, aliás, é que materialmente falando muitas coisas são impossíveis. Deus-Diabão foi bem cuidadoso neste aspecto e as suas criaturas... bem as criaturas deste mundo parecem galinhas mesmo, ou qualquer outro animal domesticável! Pois o que é a domesticação senão uma troca? Sim, aquele que é domesticado, em troca de comida e abrigo fáceis oferece a si próprio ao seu "dono". E eu já nem sei mais se a palavra dono, neste caso, vem ou não com as aspas...

Em algum lugar entregamos nossa liberdade em troca de sei lá o que! E então, ser livre tornou-se mesmo impossível?


Escapar da prisão dos homens já é uma tarefa para poucos, impossível para muitos, vide Nietzsche. O que dizer, então, da prisão construída, ao longo da sua vida, por você mesmo? Imagine a tarefa de derrubar, tijolo por tijolo, o muro que você mesmo construiu! Esta seria a última, única e verdadeira impossibilidade?
É aí, neste momento, que a coragem irá distinguir-me da manada! Neste momento irão dizer-me dos perigos e dos riscos... mas acotece que a picareta, o martelo e a dinamite já estão em mãos.

Nenhum comentário: