segunda-feira, 30 de junho de 2008


"Pois ele não sentiu a minha falta!"
Afinal, são tantos patos obesos aqui...ainda bem que ele não sentiu a minha falta.
Só agora vejo como o cheiro daqui é insuportável! E como todos parecem não falar sobre nada! Ou falam? Isso não importa mais! Ainda estou pesado demais para andar, mas rastejo nesta lama fétida...


Estou faminto! Mas não vou mais comer daquela gororoba amanteigada.
Não comerei, e não mais farei parte disto que eu nem sei o que é!
Afinal, porque todos estes patos ficam aqui, em cubículos sendo alimentados por humanos?
O que estarão planejando afinal? Há um plano por detrás disto, ou eles simplesmente odeiam os patos?
Minha barriga ronca...estômago vazio, fígado cheio! Que meu fígado livre-se logo de toda esta gordura acumulada para que eu possa finalmente caminhar até a saída.

Há um sentimento aqui, que eu nunca senti antes...nem quando era filhote, nem depois de entrar neste buraco! Quando filhote, corria livre pelo campo e nem sabia que aquilo poderia ser felicidade, pois nem pensava nisso. Era feliz? Fui feliz? Quero ser feliz?
O que eu quero é sair daqui!
É esta a novidade? É este o meu desejo?

Diziam-nos que os patos morriam...mas eles, na verdade, vinham parar aqui para morrer! E, uma vez aqui, aceitavam a sua morte, seguindo os ensinamentos do pato Fernando. Seguindo os ensinamentos, não o exemplo! Afinal, este pato Fernando existiu de fato?

Que sentimento é este? Que só é possível de se sentir quando numa situação dessas? Antes, quando ainda fazia parte dos que comem, também queria fugir, afinal todos querem fugir. Mas agora é diferente...a possibilidade de fuga está acenando! E nela eu vejo o pato Fernando...será que ele existe? Há agora uma possibilidade de ser um pato de verdade?


Mas antes de tudo, espero que meu fígado responda!

29 comentários:

Anônimo disse...

"Continuou, dizendo que as conclusões a que chegamos através do raciocínio tinham muito pouca ou mesmo nenhuma influência para alterar o curso de nossas vidas. Daí os incontestáveis exemplos de pessoas que têm as convicções mais claras mas, ainda assim, agem dialmetralmente contra elas vezes seguidas, e apresentam como única explicação para seu comportamento a idéia de que errar é humano.
"A primeira verdade é que o mundo é como parece, e entretanto, não o é. Não é tão sólido e real como nossa percepção foi levada a crer, mas também não é uma miragem. O mundo é uma ilusão, como tem sido dito; ele é real por um lado , e irreal por outro. Preste muita atenção nisso, pois isso deve ser compreendido , e não simplesmente aceito. Nós percebemos. Isto é um fato concreto. Mas o que percebemos não é um fato concreto, por que aprendemos o que perceber.
"Algo lá fora afeta nossos sentidos. Esta é a parte que é real. A parte irreal é o que eles dizem estar lá. Tome uma montanha, por exemplo. Nossos sentidos dizem-nos que se trata de um objeto. Ela tem tamanho , corpo, forma. Nós temos até várias categorias de montanhas, extremamente precisas. Não há nada de errado com isso; a falha está em simplesmente que não nos ocorreu que nossos sentidos desempenham apenas um papel superficial. Eles percebem do modo como o fazem porque uma qualidade específica de nossa consciência força-os a atuar desse modo."

by Dom Juan, Livro de Castañeda: O fogo interior

Anônimo disse...

Pato,
o que significa fígado em inglês?

Anônimo disse...

Pq esse cara não liga para o que está fazendo com o pato? Porque ele tem que sustentar a si e sua família com o suor do seu rosto e tb do pato?! Na verdade, ele não vê nada demais, todo dia fazem isso com ele tb!!!! Como, pato, como fazem?
Já descobriu o que significa fígado em inglês?

Anônimo disse...

Fígado = liver
Liver = aquele que vive

Anônimo disse...

"Na verdade, ele não vê nada demais, todo dia fazem isso com ele tb!!!! Como, pato, como fazem?"

Ocupando a vida dele! Ele precisa de um emprego...qualquer emprego! Por detrás dele há um outro alguém que precisa que ele queira um emprego, por mais sujo que este emprego seja...
Ele talvez saiba, talvez não saiba aonde ele se meteu...mas qualquer peso é aliviado quando ele chega em casa, alimenta seus filhos e dorme ao som da TV!

talvez seja isso o que d.juan quer dizer quando fala da consciência alterando a percepção! o fato, porém, é q d.juan sempre fala de algo além...eu pareço geralmente estar falando de algo aquém!

Anônimo disse...

algo quém-quém....

Anônimo disse...

não poderíamos traduzir como aquele que faz viver? Pato!!!

Anônimo disse...

Quém-quém!
Podemos sim!

Conversava com Weiss sobre isso!
O órgão da reciclagem, renova tudo aquilo que parece estranho ao organismo! tudo! Qualquer elemento que escape à realidade aparente de um fígado...é eliminado!

Anônimo disse...

Isso é pouco ainda.... o fígado é o órgão de ligação entre a alma e o corpo...na idade média ele era o centro do organismo... e não o coração ou o cérebro... faz sentido pois ele é o centro-personalidade do sistema fígado-baço... ali se dobra a alma sobre o corpo... por isso o fígado deve ser sobrecarregado... pois a vontade é destruida... liver... que faz viver... centro do humor... é o humor que dá sentido a vida: a alegria de viver.... por isso não só os nossos olhos são bombardeados durante todo o dia com publicidade... mas também o ´fígado.... existe uma conexão perversa entre os olhos e o fígado... entre o que entra pelos olhos e o que o fígado consegue eliminar... mas nada aqui tem jeito...somente o coração pode resolver a questão... vc já ouviu falar em câncer do coração? Pato!

Anônimo disse...

Já ouvi...é raro mas existe. Geralmente o tumor tem origem em outras partes do corpo, entrando pela corrente sanguínea na maioria dos casos. O sangue do corpo chega ao coração pela veia cava inferior, que nada mais é do que a união das veias hepáticas do fígado!

Anônimo disse...

Mas, nada aqui tem jeito...
Somente o coração pode resolver a questão!

Não acredito que devamos sobrecarregar o fígado com tóxicos!não é isso o que você propõe.

Somente o coração pode resolver a questão!

Anônimo disse...

Há outro câncer, mais raro ainda que se origina no próprio coração!

Anônimo disse...

me conte então... fale sobre ele...
acontece nas células do coração mesmo...ou ´externo a sua esttutura....?

Anônimo disse...

Não sou cardiologista, mas...

Na maior parte são tumores benignos. Dentre os malignos, temos os angiosarcomas e os rabdomiosarcomas

Angiosarcomas: tem de dois tipos, um localiza-se no peri ou epicárdio (membranas que revestem o coração)e o outro no átrio direito invadindo os tecidos precocemente.

Rabdomiosarcomas: atacam as células musculares do coração.

Dentre os benignos existem os mixomas, que são tumores gelatinosos, localizam-se na maioria das vezes no átrio esquerdo (que recebe o sangue oxigenado do pulmão). Outro tumor benigno são os lipomas,que se localizam no tecido adiposo.

Portanto, os tumores do coração podem ser tanto intra como extra-celulares. Sendo que em alguns casos, o tumor externo pode invadir as células cardíacas e se espalhar pelo corpo.

Anônimo disse...

São raros...certo? Explique...

Anônimo disse...

Toda a disposição... no coração...qual a disposição do tecido do coração...da natureza de suas células...é a mesma dos tecidos do resto corpo? O tecido do coração...se origina de que parte do embrião?...morula..?.sei lá!

Anônimo disse...

Era isso mesmo que eu estava pensando...talvez sejam raros porque a musculatua do coração é única em todo corpo...chama-se musculatura estriada cardíaca. Teria que pesquisar sobre isso...

A mórula passa por sucessivas diferenciações até formar a gástrula que contém três tecidos diferentes: ectoderme externa, endoderme interna e mesoderme intermediária. A mesoderme dá origem aos músculos, incluindo o coração.

Anônimo disse...

musculatura estriada cardíaca: o que ela tem de diferente das outras musculaturas e tecidos...existe algum tecido que mesmo não sendo um musculo é semelhante ao coração.... vamos, pato, estamos quase lá.....

Madame Nada disse...

Deve ser um tecido que tem origem na mesma folha embrionaria que o dtecido do coracao, mas eu nao lembro qual eh...Vamos la pato, voce eh o biologo!

Madame Nada disse...

Isto esta interessante...

Madame Nada disse...

So vi um probleminha no texto do post do pato: o patihno que cresce nesses lugares nunca foi livre, ja nasceu dentro do cubiculo (sim, tenho varios folhetos sobre isso aqui comigo), ele se quer tem lembrancas dele mesmo livre, apenas lembrancas geneticas, atavicas.

livre, liver

Anônimo disse...

A estrutura do coração é única.
O que diferencia o coração das demais musculaturas são os discos intercalares, que são junções entre duas células adjacentes.
Existem dois tipos de discos intercalares no coração: desmossomos, que fixam uma célula na outra e junções comunicantes (gap juncton), que permitem que impulsos elétricos se espalhem de célula para célula.
São essas junções que permite às células musculares do coração se contraírem e relaxarem conjuntamente.

Junções celulares estão presentes em membranas de vários tipos de células, sendo que nas musculares ocorrem somente no m. estriado cardíaco.

Anônimo disse...

O que eu ouvi falar é que estes patos são criados soltos, pois assim podem, como qualquer outra ave, engolir pedrinhas que fortalecem o papo e o esôfago. Sem isto, eles morreriam no processo de alimentação forçada.
Mas...

Anônimo disse...

pois bem...enquanto todas as outras células tendem aa dispersão... as do coração tendem a unificação... segundo a sua descrição...sobre a estrutura única do coração....não, pato? e isso seria resultado da própria proximidade do coração para com o átomo centelha do espírito, acima de seu ventrículo direito... o que explicaria de certa forma a raridade do processo cancerigeno no coração...

Anônimo disse...

Não sei se podemos chegar a estas conclusões...há um significado funcional para que o coração tenha contrações ritmadas...sua inervação também é diferente, apresentando localidades, como o nó sinoatrial, com maiores descargas elétricas. Os m. estriados esqueléticos apresentam inervação independente, assim você pode mover sua perna mantendo o braço parado!

Além disso, Weiss me disse que outros animais não possuem o átomo centelha do espírito...e até agora tudo o que eu disse vale para todos os mamíferos. O átomo centelha não influi na anatomia do coração, mas há um significado para ele estar logo acima do ventrículo direito. Só não sei qual. Pode ser um lugar estratégico de proteção(válvula tricúspede?). Nos arquivos há uma imagem de um coração (1º de maio). Dêem uma olhada!

Anônimo disse...

vc está partindodo principio darwinista, pato, de que os animais vieram primeiro do que os homens, pato!!!! Pato, vc continua raciocinando em termos de sujeito/objeto...como algo desse tipo pendurado no meio do microcosmo pode não influenciar na formação dos corpos, pato? Vc viu o animatrix que eu ctei no texto sobre saindo da matrix!!!! vc está raciocinando como se o microcosmo fosse uma coisa e os corpos outra... O mito da pisthi sophia pato!!!! as fagulhas divinas ficaram perdidas por aí.... e agregaram átmos em torno de si....

Anônimo disse...

O mito de pisthi sofia? Sobre isso eu nunca li nada...
Mas concordo com você quando diz que a estrutura da vida é influenciada pela estrutura divina.

K disse...

veja animatrix renascença I e II... está tudolá com o agregado dos seres da esfera refletora...que são as máquinas na história....lembre-se primeirooser divino (homem divino) cai... aí sim depois domitodesofhia temos a evolução mal descrita por darwin...leia bergson, pato... a evolução criadora...

Anônimo disse...

Sophia simboliza o conhecimento certo? Até onde eu sei, foi Sophia que deu origem ao Demiurgo. No final da primeira parte, aparece uma maçã que é tomada por vermes e apodrece, disto resultando em um cérebro humano...aí aparece todo o sistema nervoso, um corpo humano se forma e surge novamente a deusa, segurando o átomo centelha.

No final a única alternativa que o filme mostra (e há outra?)para a libertação da partícula divina é a rebelação contra as máquinas, contra a ilusão do mundo material. A Deusa não poserá nos tocar enquanto estivermos aprisionados no casulo!